• Escola Básica do 1º Ciclo D. Nuno Álvares Pereira
  • Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Corroios
  • Escola Básica do 1º Ciclo de Miratejo
  • Escola Básica do 1º Ciclo José Afonso
  • Escola Secundária João de Barros

Em 1986 é criada pela Portaria nº 55-C/86, de 12 de Fevereiro, a Escola Secundária que iria funcionar num terrenos adquiridos pelo Ministério da Educação pertencentes a uma das quintas da Freguesia de Corroios – a Quinta da Água.

A construção iniciou-se pouco depois, tendo aparecido no concurso de professores para o Ano Lectivo de 1986/1987 com a denominação de Escola Secundária de Corroios Nº 1, código 490.

Os trabalhos administrativos e de gestão do arranque desse 1º ano estiveram a cargo de uma comissão instaladora convidada pelo Ministério da Educação e presidida pelo Prof. Manuel Garcia da Costa, que escolheu, por seu lado a equipa de arranque. Foi colocada, posteriormente, como primeira Chefe dos Serviços Administrativos, a Srª D. Graça Nobre.

28 de Novembro de 1986

A preparação das actividades administrativas e pedagógicas teve lugar na então Escola Secundária de Corroios nº 2 (hoje Moinho de Maré), sendo aí que realizaram as primeiras reuniões dos grupos disciplinares para planificação do 1º Ano Lectivo da escola que viria a iniciar-se no dia 28 de Novembro de 1986, a data do nascimento pedagógico efectivo da escola, isto é, o dia do primeiro contacto com os seus principais destinatários – os alunos.

Em Maio de 1988 é eleito democraticamente o primeiro Conselho Directivo presidido pelo Prof. Manuel Porfírio que se manteria em funções nos mandatos seguintes até 1995/96.

É nesse ano lectivo de 1988 que inicia o funcionamento do refeitório, serviço essencial para uma população escolar oriunda principalmente das freguesias de Amora, Seixal e Sesimbra.

Na fase de construção e consolidação do seu primeiro projecto pedagógico, consubstanciado nos planos anuais de actividades, deu-se uma ênfase especial às actividades ligadas ao meio e aos Clubes pedagógicos que proporcionam uma dinâmica nova à escola. De salientar os primeiros a aparecer: Canoagem, Serigrafia, Teatro, Fotografia, Defesa do Património, Ciência, Aeromodelismo, GISAN, Línguas e Matemática.

De salientar, igualmente e como preocupação inicial, a plantação das árvores que constituem hoje um espaço verde de grande importância e mais valorizado se atendermos à localização geográfica da escola situada entre vias comunicação serviços de abastecimento de combustível e alimentares. Esta preocupação com o ambiente ficou a dever-se ao Clube GISAN e ao Prof. Manuel Lima que proporcionaram, num trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos, a plantação de parte significativa das árvores que se encontram no espaço interior da Escola.

Escola Secundária João de Barros

Em 10 de Janeiro de 1995, por Despacho de Subsecretário de Estado Adjunto da Ministra da Educação, a escola passa a denominar-se Escola Secundária João de Barros, Corroios, Seixal.

O do nome do patrono – João de Barros -, surge por proposta do Conselho Directivo de então e obteve os pareceres concordantes do Conselho Pedagógico, da Associação de Pais e da Câmara Municipal do Seixal.

Com a implementação de um novo modelo de Gestão e Administração em 1998, foi eleita a primeira Assembleia de Escola que foi presidida pela Profa. Maria de Jesus Bernardo.

A História Geral da Escola será feita a seu tempo, porque ao longo de vinte anos de actividade foram dezenas as iniciativas que se desenvolveram e foram dezenas os professores e funcionários que por aqui passaram acompanhando milhares de alunos.

Contactos

Rua Dr. Manuel de Arriaga, Quinta da Mata 2855 - 098 Corroios Portugal

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 212 559 800/9
Fax: 212 531 478