Palestra dia 22 abril - 10h - Auditório da Escola João de Barros

Palestra dia 22 abril - 10h - Auditório da Escola João de Barros

Buracos Negros: os lugares mais secretos do Universo
 
Orador
 
Francisco Lobo, coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 
 
Resumo
 
O Prémio Nobel da Física de 2020 foi atribuído à demonstração, por Roger Penrose, de que os buracos negros são uma consequência direta da Relatividade de Einstein, e à descoberta, por Reinhard Genzel e Andrea Ghez, de um objeto compacto, supermassivo - talvez um buraco negro assombroso - no coração da Via Láctea. Afinal, o que é que já sabemos sobre os buracos negros? O que é esse corpo exótico no centro da Via Láctea, o Sagitário A*? Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional. Vamos recordar a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e as recentes descobertas que nos levam para cada vez mais perto dos seus segredos.
 
Breve Bio
 
Francisco Lobo é doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e continuou a sua investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), continua fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalha com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século. Para além da investigação científica, onde é coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, está envolvido em atividades de formação e de divulgação.
logo

Construímos futuro(s)

Menu

Contactos

Rua Mário Castrim, Quinta da Mata
2855 - 713 Corroios
E. secretaria@aejoaodebarros.pt
T. 212 559 800/9
T. 925 410 796
F. 212 531 478

Newsletter

Fica atento às novidades e subscreve à nossa newsletter

Segue-nos