Comunicação – Aviso e Normas Práticas do Processo Eleitoral dos Representantes para o Conselho Geral
No âmbito da construção do Plano Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas João de Barros (aderimos ao Plano Nacional das Artes, Eixo C Educação e Acesso – Indisciplinar a Escola) e após as I Jornadas Pedagógicas João de Barros, realizámos uma sessão de Expressão Dramática, com o objetivo lato de a identificar, de forma mais sensitiva e emocional, um caminho, uma direção ou um desejo com que nos identifiquemos e nos identifique.
Na oficina, a 06-10-2022, na Escola Básica de Corroios, a participação dos vinte intervenientes (professores, alunos e encarregados de educação) foi livre e voluntária, descontraída, alegre e feliz. E descobrimos direções, percursos que a todos fazem crescer com as artes, sejam plásticas ou performativas, respondendo de forma criativa e sensível ao quotidiano que nos solicita.
Também nos demonstrou que é possível estarmos juntos e fazermos coisas, criarmos, nem que seja apenas "porque sim". Na cultura e nas artes fica-nos principalmente o que é belo, o que nos emociona, o que nos traz felicidade e o que nos eleva enquanto seres humanos.
Sexta-feira, dia 23 de setembro de 2022, dia do equinócio de outono, as turmas A e C de 11º de Ciências e tecnologias, utilizando a técnica que Eratóstenes utilizou há mais de 2000 anos. Neste dia, ao meio dia solar, o sol incide paralelamente ao equador, não havendo sombra nesse momento.
Utilizando uma pequena vara foi medido o comprimento da sua sombra, de cinco em cinco minutos entre as 13h00m e as 13h40m, dado que o meio dia solar, em Corroios, ocorreria por volta das 13h28m.
Recolhendo os dados experimentais, os alunos vão, recorrendo a trigonometria básica, determinar o ângulo de incidência da luz solar, nesse momento, determinar o perímetro da terra e obter o raio da mesma.
É de notar que Eratóstenes, em pessoa, esteve presente nesta atividade experimental que envolveu as disciplinas de Matemática, Física e Química e Filosofia.
Realizadas a 12 e 13 de setembro do corrente ano, as práticas pedagógicas inclusivas, que a todos envolvam nos processos educativos, com o reconhecimento do e no outro, foram os princípios básicos das I Jornadas Pedagógicas João de Barros. Estas primeiras jornadas constituíram-se numa abordagem de temas que permitiram uma reflexão sobre as práticas no Agrupamento de Escolas João de Barros, enquadradas numa dimensão nacional, que possibilitaram um conhecimento mais aprofundado de nós próprios através do que fazemos (as práticas e iniciativas no universo das escolas, departamentos curriculares e iniciativas individuais), as estratégias de inclusão e sucesso educativo (abordagens curriculares, extracurriculares e transversais) e conhecermos, de forma estruturada, os dispositivos digitais (utilizados no agrupamento), como suporte para uma comunicação eficaz e integradora.
Assim, definiram-se três áreas de intervenção: 1. “Inovação e partilha na ação pedagógica para o sucesso e a inclusão”, com reflexão em seis painéis temáticos, orientados pelas nossas coordenadoras de departamentos curriculares, apresentando conclusões em assembleia, sob orientação do diretor do agrupamento, diretor do CFAE Seixal, coordenadoras de diretores de turma e o Sr. Prof. António Domingos. 2. “Escola, intervenção na ação social e cultural – estratégia para a inclusão no sucesso educativo”, com oito painéis orientados por elementos da direção e coordenadoras de estabelecimento (E. B. José Afonso, E.B. do Miratejo, E.B. D. Nuno Álvares Pereira, E.B. de Corroios, E.S. João de Barros), identificando os projetos e iniciativas do agrupamento nas mais diversas áreas; 3. “O digital como sistema integrado, não cumulativo, de comunicação e partilha no Agrupamento João de Barros”, com apresentação de elementos da direção responsáveis pela implementação e desenvolvimento do digital.
No encerramento, concluiu-se que estas jornadas foram um grande sucesso e as suas conclusões vão ser um grande contributo para a melhoria do Projeto Educativo do Agrupamento, documento basilar da nossa ação pedagógica. O debate entre todos os docentes contribuiu para desenvolver uma cultura de Agrupamento, cimentada na ação de cada uma das escolas que o constituem.
As Jornadas Pedagógicas encerraram com um excelente recital de poesia por alunos do agrupamento, que participam no projeto “Do texto ao gesto, do gesto ao texto”, do programa Movimento 14/20.
A entrega de manuais escolares reutilizados (conforme os vouchers que recebem) realizar-se conforme calendário:
Escola Secundária João de Barros - 9 a 12 agosto; 17 e 18 agosto e 12 a 16 setembro.
Escola Básica de Corroios EB23 - 1 a 16 setembro.
Para mais informações contactar através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.